– Estamos trabalhando forte no turismo de Ivorá para que as pessoas de outros municípios venham nos visitar. Estamos criando regras, melhorando acesso aos pontos de visitação, com informações e dados necessários aos turistas, para que esse setor seja o nosso carro-chefe. A gastronomia e as festividades também são muito procuradas,
e queremos que todos venham nos prestigiar. Claro, não neste momento de pandemia, mas, quando o cenário permitir que possamos garantir a segurança de todos – ressalta o prefeito, garantindo que a atuação do mandato também será de atenção nas demais secretarias.
Veja mais reportagens do caderno prefeituras
PARCERIAUma das mais recentes ações em prol do turismo local foi a parceria da prefeitura com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Monte Grappa, que faz parte da zona do corredor ecológico da Quarta Colônia e está inserido no Geoparque Quarta Colônia aspirante Unesco. Objetivo do plano é identificar a biota (conjunto de de fauna e de flora) e capacidade de carga turística do local através de levantamentos do Monte Grappa, enquanto monumento geológico, bem como diversos geosítios próximos à unidade de conservação.A dirigente dos núcleos de Cultura, Desporto e Turismo do município, a engenheira florestal Edicléia Cherobini, salienta que o Monte Grappa é reconhecido pela sua importância turística e definido como sítio de caráter natural, paisagístico e patrimônio natural do município.– O local é conhecido por apresentar uma trilha chamada de Via Sacra, que atrai pessoas que buscam contato com a natureza e espiritualidade. Depois de uma caminhada, a recompensa é uma bela vista de toda a região -afirma a dirigente.
FORMATAÇÃOVárias ações em prol do desenvolvimento do turismo ivorense estão sendo realizadas. A principal delas é a formatação e a divulgação dos atrativos locais. Isso compreende os monumentos religiosos e arquitetônicos, as casas das primeiras famílias que chegaram para habitar o município, os restaurantes típicos, as cantinas, as agroindústrias, os pontos de venda de artesanato, as cascatas e os balneários.– As cascatas têm sido muito procuradas por quem busca contato com a natureza, lazer e refresco. Temos lindas cascatas e lugares para lazer e descanso – reforça o chefe do Executivo, Saulo Piccinin.
ANIVERSÁRIO
Maio é um mês importante para Ivorá e sua população, já que traz a data de emancipação político-administrativa do município, que completa 33 anos no próximo dia 9.– Passamos por um momento importante que é a data de 33 anos. Temos a oportunidade de estar à frente do Executivo deste município e trabalhar pelo desenvolvimento da nossa cidade. No entanto, não podemos esquecer quem fez história desde a época da colonização, da emancipação até atualmente. Parabéns a todos ivorenses!- deseja o prefeito Saulo Piccinin.
PERFIL
Localização: Região Central – Quarta Colônia
População: 1,8 mil habitantes
Matrizes econômicas: agricultura e pecuária
Atrativos: Igreja Matriz de São José, Monte Grappa, Cruz Luminosa, rota das cascatas de Ivorá, agroindústrias, cantinas, casarões e prédios antigos, gastronomia, artesanato etc.