Ivorá chega aos 33 anos de olho no turismo

Diário

Ivorá chega aos 33 anos de olho no turismo
 Um município jovem, que completa 33 anos neste mês de maio, mas que tem sua história iniciada no final do século XIX, com a chegada dos imigrantes italianos. Com uma bagagem cultural, religiosa, gastronômica e de belezas naturais, Ivorá quer fortalecer a economia local através de outro setor: o do turismo. É por isso que a atual gestão, que tem como prefeito Saulo Piccinin, e vice, Jordano Moro, trabalha para a melhoria dos atrativos e incentivo ao setor.

– Estamos trabalhando forte no turismo de Ivorá para que as pessoas de outros municípios venham nos visitar. Estamos criando regras, melhorando acesso aos pontos de visitação, com informações e dados necessários aos turistas, para que esse setor seja o nosso carro-chefe. A gastronomia e as festividades também são muito procuradas,

e queremos que todos venham nos prestigiar. Claro, não neste momento de pandemia, mas, quando o cenário permitir que possamos garantir a segurança de todos – ressalta o prefeito, garantindo que a atuação do mandato também será de atenção nas demais secretarias.

Veja mais reportagens do caderno prefeituras

PARCERIAUma das mais recentes ações em prol do turismo local foi a parceria da prefeitura com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Monte Grappa, que faz parte da zona do corredor ecológico da Quarta Colônia e está inserido no Geoparque Quarta Colônia aspirante Unesco. Objetivo do plano é identificar a biota (conjunto de de fauna e de flora) e capacidade de carga turística do local através de levantamentos do Monte Grappa, enquanto monumento geológico, bem como diversos geosítios próximos à unidade de conservação.A dirigente dos núcleos de Cultura, Desporto e Turismo do município, a engenheira florestal Edicléia Cherobini, salienta que o Monte Grappa é reconhecido pela sua importância turística e definido como sítio de caráter natural, paisagístico e patrimônio natural do município.– O local é conhecido por apresentar uma trilha chamada de Via Sacra, que atrai pessoas que buscam contato com a natureza e espiritualidade. Depois de uma caminhada, a recompensa é uma bela vista de toda a região -afirma a dirigente.

FORMATAÇÃOVárias ações em prol do desenvolvimento do turismo ivorense estão sendo realizadas. A principal delas é a formatação e a divulgação dos atrativos locais. Isso compreende os monumentos religiosos e arquitetônicos, as casas das primeiras famílias que chegaram para habitar o município, os restaurantes típicos, as cantinas, as agroindústrias, os pontos de venda de artesanato, as cascatas e os balneários.– As cascatas têm sido muito procuradas por quem busca contato com a natureza, lazer e refresco. Temos lindas cascatas e lugares para lazer e descanso – reforça o chefe do Executivo, Saulo Piccinin.

ANIVERSÁRIO

Maio é um mês importante para Ivorá e sua população, já que traz a data de emancipação político-administrativa do município, que completa 33 anos no próximo dia 9.– Passamos por um momento importante que é a data de 33 anos. Temos a oportunidade de estar à frente do Executivo deste município e trabalhar pelo desenvolvimento da nossa cidade. No entanto, não podemos esquecer quem fez história desde a época da colonização, da emancipação até atualmente. Parabéns a todos ivorenses!- deseja o prefeito Saulo Piccinin.

 PERFIL

 Localização: Região Central – Quarta Colônia

 População: 1,8 mil habitantes

Matrizes econômicas: agricultura e pecuária

Atrativos: Igreja Matriz de São José, Monte Grappa, Cruz Luminosa, rota das cascatas de Ivorá, agroindústrias, cantinas, casarões e prédios antigos, gastronomia, artesanato etc.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú Anterior

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú

Santiago aposta em mais força na educação Próximo

Santiago aposta em mais força na educação

Geral